MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professor do Deltec organiza livro sobre narrativas de vida de discentes do Cefet-MG

Segunda-feira, 26 de abril de 2021
Última modificação: Terça-feira, 27 de abril de 2021

Organizado por Cláudio Humberto Lessa, coordenador do grupo Narrar-se, “Análises discursivas das narrativas de vida do corpo discente (PROEJA E LETRAS) do CEFET-MG: múltiplos olhares” investiga o papel das representações sociais (ideologias, senso comum, saberes de conhecimento e de crença) no processo de projeção de imagens de si em narrativas de vida dos alunos do Cefet-MG.

Para tanto, o livro está dividido em 10 capítulos e conta com a produção de docentes do Deltec e pós-graduandos(as) do Posling.

O prefácio é do professor Patrick Dahlet, seção na qual afirma: “a coletânea de análises de narrativas de vida(s) em formação no CEFET-MG se recomenda – sozinha na verdade, sem necessitar qualquer recomendação – pela coerência de suas referências teóricas, a amplitude do corpus investigado e a densidade das observações que a exploração da atividade discursiva dos discentes colaboradores argumenta. Pois, apoiadas sobre um rigoroso aparelhamento conceitual e epistemológico, longe de contentar-se de descrever as práticas narrativas observadas, as análises as constroem, e até desconstroem, sem nunca perder de vista a articulação das histórias que elas ressignificam e da conflitualidade de sua circulação dialógica, com o contexto educativo e social.”

A obra está disponível para download gratuito – clique aqui.

Capítulos do livro:

CEFET-MG: IMAGINÁRIOS E REPRESENTAÇÕES
Janine Marta Pereira Antunes da Silva, Leila Marli de Lima Caeiro e Sheila Batista dos Santos

O MODAL “PODER” E A VISADA ETHÓTICA COMO ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DE ALUNOS DA EJA NO CEFET-MG
Anna Gabriela Rodrigues Cardoso, Flávia Campos Silva e Lilian Aparecida Arão

A ESCOLA EM MIM: NARRATIVAS, PROJEÇÕES DE IMAGENS E RECONFIGURAÇÕES DE SI
Leilane Tolentino Stauffer e Letícia Santana Gomes

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE SABERES DE CONHECIMENTO, DE CRENÇA E IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS EM NARRATIVAS DE VIDA DO CORPO DISCENTE DO CEFET-MG: PROEJA E GRADUAÇÃO EM LETRAS
Cláudio Humberto Lessa

DESIGUALDADES DE GERAÇÃO, DE CORPO E DE OPORTUNIDADES: O MOSAICO DE DIFERENÇAS QUE CONSTITUI O “SER” CEFET-MG
Magali Simone de Oliveira, Marcos Maia e Mateus Esteves de Oliveira

NARRATIVAS DE VIDAS ACADÊMICAS: O (RE) ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO COMO UM IDEAL DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO-ALUNO
Ana Maria Blanco Teles Moulin, Georgiana Luna Batinga e Viviane Netto Silva

MEMÓRIAS DAS TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE ALUNOS DE LETRAS DO CEFET-MG: PARA ALÉME APESAR DOS DISCURSOS DO OUTRO NO PROCESSO DIALÉTICO DE SUBJETIVAÇÃO/OBJETIVAÇÕES
Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Márcia Aparecida Amador Máscia
e Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

PODER E RESISTÊNCIA NO DISCURSO DE ALUNOS DO CEFET-MG
Carla Barbosa Moreira e Susana Nogueira Balsa Coelho

OS ETHÉDE RESISTÊNCIA E DE EMPODERAMENTO NAS NARRATIVAS DE VIDA DE ESTUDANTES MÃES DO CEFET-MG
Adriana Cunha e Nara Bretas

A NARRATIVA DE VIDA PODE SER ENTENDIDA COMO UMA TENTATIVA DE RECONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE?
Lizainny Queiróz