MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professor Gláucio Fernandes lança obra infantojuvenil em bate-papo com profissionais do livro

Segunda-feira, 13 de setembro de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 13 de setembro de 2021

O professor Gláucio Fernandes acaba de publicar o seu primeiro livro infantojuvenil intitulado O encantamento de Bonífia (Edição do Autor, 2021). Um bate-papo irá marcar o lançamento da obra dia 15/09, quarta-feira, às 19h. 

No livro, o autor revisita a infância ao retomar uma narrativa que lhe era contada pelo pai. A história de Bonífia que circula na memória oral de Presidente Bernardes (MG), cidade também conhecida por seu antigo e estimado topônimo Calambau, é registrada e recriada por Gláucio Fernandes numa literatura cheia de afeto. As ilustrações de Mariana Tavares enriquecem a edição que tem o projeto gráfico de Letícia Santana, egressa do curso de Letras e atualmente doutoranda pelo Posling. O prefácio da obra é assinado pela escritora Pollyanna de Mattos Vecchio, mestre e doutoranda também pelo Posling, além de secretária executiva bilíngue do DELTEC.

O lançamento será um bate-papo ao vivo entre o autor e as profissionais envolvidas na produção do livro, com a mediação da professora Elaine Martins. A live será transmitida pelo canal do DELTEC no Youtube, onde ficará disponível, e contará com o apoio de discentes do curso de Letras.

Serviço:

Bate-papo de lançamento de O encantamento de Bonífia, de Gláucio Fernandes. Quarta-feira (15 de setembro), das 19h às 20h30, via live no canal do DELTEC no Youtube. A obra tem tiragem limitada e poderá ser adquirida a R$30 diretamente com o autor pelo e-mail: glauciomfernandes@gmail.com.

Sobre os participantes:

Gláucio Geraldo Moura Fernandes é natural de Presidente Bernardes (MG), cidade também conhecida por seu antigo e estimado topônimo Calambau, e vive hoje em Belo Horizonte onde é professor de Língua Inglesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É graduado em Letras (Português/Inglês) pela UFV, mestre em Linguística Teórica e Descritiva e doutor em Estudos Linguísticos, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Em 2020 resolveu dar voz às suas memórias de infância e se aventurar na escrita de seu primeiro livro infantojuvenil, O encantamento de Bonífia (2021). A escrita sempre chamou a sua atenção, talvez pelo fato de que transpor para o papel o que se pensa seja uma forma de tornar visível aquilo que se sente.

Mariana Tavares é mineira de Belo Horizonte, publicitária de formação, especialista em Marketing Estratégico e em Livros para Infância, mestre em Linguística Aplicada e artista plástica desde que se entende por gente. Ela começou a ilustrar em 2018. De lá para cá, já são mais de 40 livros publicados como ilustradora, sendo um deles, A menina que não se encaixava (2019), também como autora. Saber contar com imagens o que as palavras não dizem é o seu maior desafio, captar a essência dos textos e transformá-la em arte.

Pollyanna de Mattos Moura Vecchio é autora de A chegada do outono (2014), A turma do berço (2017), Vovó tá esquecida (2019) e O pão de queijo da vovó (2020). Possui licenciatura dupla em Letras (Português/Italiano) pela UFMG, especialização em Revisão de Textos pela PUC-Minas e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, onde atualmente cursa doutorado com pesquisa na área de Edição e Tecnologias Digitais. Atua como secretária executiva do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG desde 2010, além de ser revisora e tradutora. É mãe da Maria Luíza e do Caio.

Letícia Santana é doutoranda e mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde também se bacharelou em Letras (Tecnologias de Edição). Atua como editora de livros e revisora de textos. É também licenciada em Letras – Língua Portuguesa e com formação em Design Editorial. Tem experiência em estudos sobre mercado editorial, com ênfase para editores(as) independentes. Atualmente é pesquisadora do CEFET-MG e integrante da Coletiva Virgínia, que reúne mulheres profissionais do mercado editorial brasileiro. É organizadora do livro Edição, livros e leitura no cinema: um olhar editorial sobre a tela grande (2020).

Elaine Martins é professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG, com atuação em cursos técnicos, na graduação em Letras: Tecnologias de Edição e na LED – Editora-Laboratório do Curso de Letras. Graduada em Letras pela UFSJ, mestre em Teoria da Literatura pela UFMG e doutora em Literatura Comparada também pela UFMG, com estágio-sanduíche na Università degli Studi di Roma La Sapienza. Tem experiência em editoria, redação e revisão de textos e em coordenação editorial e produção de livros. Atua na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, Edição e Processos Editoriais.