MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estudantes do CEFET-MG são vencedores em competições de Língua Portuguesa

Segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Estudantes dos campi de Belo Horizonte foram os vencedores da “Olimpíada de Língua Portuguesa” (OLP) 2021 categoria “Artigo de Opinião”. O projeto é resultado da metodologia de trabalho desenvolvida pelo professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC), Antônio Augusto Braico, com estudantes da turma B do 3° ano do curso de Edificações.

O tema proposto pela OLP “O lugar onde vivo” foi desenvolvido pelo professor também na turma A do 3° ano de Edificações e em turmas de Equipamentos Biomédicos (3A) e de Eletrônica (3A) e resultou no projeto “Outras 500”site que reúne a produção acadêmica da disciplina de Redação e discute, entre outros, o valor da argumentação, a importância do gênero textual artigo de opinião e dicas de como elaborar este tipo de texto.

“O fato de várias e vários estudantes morarem em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e até em bairros distintos da capital, nos permitiu múltiplos olhares para realidades tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão próximas de discentes que, em geral, têm as mesmas idades, mas visões de mundo baseadas em experiências variadas, diversas”, avalia o professor.

O projeto passou primeiro pela fase municipal, representou Belo Horizonte na fase estadual até chegar à final, em que concorreu com outras 13 escolas. A OLP reconhece o trabalho de docentes e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. Foram premiadas quatro instituições em cada uma das cinco categorias.

Câmara Municipal

A aluna do 3° ano do curso de Edificações, Clara Letícia Bonifácio, ficou em segundo lugar no “I Concurso de Redação da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte”, categoria Ensino Médio. Além dela, outros três estudantes tiveram trabalhos selecionados para compor a publicação digital referente ao concurso: Átila Montalvão Ferreira, Júlia Oliveira Rodrigues e Giovanna Marta Araújo Rocha.

Seguindo o tema “Como as juventudes, junto com a Câmara Municipal, podem ajudar a construir uma Belo Horizonte melhor?”, o professor Antônio Augusto Braico trabalhou os textos focando também na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Tivemos uma motivação extra para que as turmas caprichassem ainda mais na elaboração das redações”, exalta.

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM / CEFET-MG