MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professora Luciana Azeredo, do DELTEC, e alunos do curso de Letras realizam debate sobre a BNCC em escola estadual

Quinta-feira, 25 de maio de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 25 de maio de 2023

A oficina intitulada “Nas tramas discursivas neoliberais:  problematizando a BNCC e as competências socioemocionais” foi realizada na Escola Estadual Amélia Josefina Keesen (Nova Suíça).

No dia 24 de maio de 2023, a Profa. Dra. Luciana Aparecida Silva de Azeredo (DELTEC / PPGET) e os alunos do curso de Letras André Filipe Xavier Ferreira (voluntário PIBIC), Júlia Demétrio Xavier (Voluntária PIBIC) e Vinícius Leite da Silva (bolsista PIBIC) realizaram o workshop intitulado “Nas tramas discursivas neoliberais:  problematizando a BNCC e as competências socioemocionais “ na Escola Estadual Amélia Josefina Keesen (Nova Suíça).

A atividade faz parte do projeto de iniciação científica “Nas tramas discursivas do novo ensino médio: constituição de um banco de recortes discursivos”, aprovado no Edital  DPPG / CEFET-MG 103/2022, cujo objetivo é problematizar, no discurso do/sobre o novo Ensino Médio, em práticas discursivas e educativas diversificadas, as emergências de (formas-) sujeitos e suas identidades como efeitos de sentido dos macrodiscursos da contemporaneidade, em um mundo globalizado e (pós-) pandêmico, ou seja, como as tramas macrodiscursivas afetam os microdiscursos das práticas educativas.

No workshop, foram abordadas as competências socioemocionais, tema sugerido pela Diretora da escola, e ainda as influências do neoliberalismo na educação, em especial via BNCC. O evento contou com o apoio do CEFET-MG e também da ASCEFET e da Papelaria Escolare, que doaram os kits entregues aos docentes; e da Livraria Paulinas, que doou livros para sorteio.

Participaram de forma ativa e colaborativa em torno de 30 docentes, que parabenizaram e agradeceram a equipe ao final e também elogiaram os discentes envolvidos no projeto, em especial por seu pensamento crítico. Os docentes foram convidados a participar do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT), do qual os apresentadores fazem parte, e foi divulgado o processo seletivo para o Mestrado em Educação Tecnológica.  Segundo a diretora, Senhora Simone Natália Marinho: “Foi uma reunião leve, proveitosa e motivadora.”

Foi uma experiência muito rica para os graduandos. André Xavier, após o evento, comentou: “A diretora e todo o corpo docente da escola são sensacionais! Amei poder fazer essa troca de saberes com eles.” Segundo Júlia Demétrio, “Deveríamos realizar mais ações em parceria com escolas públicas”. Para Vinícius Leite, aluno do 2º semestre, “Foi uma experiência enriquecedora”. A respeito da participação dos graduandos na preparação e condução do evento, a Profa. Luciana Azeredo ressaltou: “que orgulho ver os meninos  preparando e conduzindo o workshop, refletindo com os professores, ensinando e aprendendo na prática, fortalecendo a ponte entre a academia, o CEFET-MG e o chão da escola”.