Professor do DELTEC organiza 1º Colóquio Encruzilhadas Culturais: Estéticas e Subjetividades
Terça-feira, 29 de outubro de 2024
Última modificação: Terça-feira, 29 de outubro de 2024
No dia 22 de novembro, sexta-feira, a Academia Mineira de Letras (AML), em parceria com o Grupo de Estudos Críticos para as Relações Etnicorraciais (GECRE/CNPq), realizará o 1º Colóquio Encruzilhadas Culturais: Estéticas e Subjetividades. Idealizado pelo professor João Xavier, do Departamento de Linguagens e Tecnologias (DELTEC/CEFET-MG), o evento visa refletir sobre a influência da estética dominante, com foco nas expressões culturais de grupos historicamente marginalizados, como negros e indígenas.
O colóquio será composto por mesas-redondas e lançamento do livro Racismo Estético: Decolonizando Mentes, do professor João Xavier, abordando as dinâmicas de resistência cultural e afirmação identitária. A primeira mesa discutirá a intersecção entre arte, corpo e masculinidade na criação estética afro-brasileira, com a participação de especialistas como Pai Ricardo e Marcone Santos. A segunda mesa será voltada à perspectiva feminina, explorando como mulheres negras e indígenas ressignificam suas identidades por meio da arte e moda.
O evento, gratuito e com inscrições abertas até o dia 15 de novembro, é destinado a pesquisadores, educadores e interessados em estética e cultura, e conta com patrocínios da CEMIG e do Instituto Unimed-BH.
Serviço:
- Data: 22 de novembro, das 19h às 22h
- Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes, BH)
- Inscrições: https://www.even3.com.br/encruzilhadasculturais/



