MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG mobilizado na luta contra o coronavírus

Domingo, 14 de março de 2021
Última modificação: Sexta-feira, 19 de março de 2021

Campi da Instituição em todo o Estado estão ajudando quem precisa!

Última modificação: Quinta-feira, 30 de abril de 2020

Desde março, o CEFET-MG vem participando de diversas iniciativas em todos os seus campi para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As iniciativas envolvem a produção de materiais de proteção e ajuda a famílias de baixa renda.

Por meio da impressão 3D, alunos e servidores estão ajudando na criação de protetores faciais do tipo face shield, usados por profissionais de saúde, em que uma placa de acetato protege contra respingos. No campus Curvelo, por exemplo, quatro impressoras estão dedicadas à produção do material. Em Araxá, uma leva inicial de 300 protetores já foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde, e uma parceria de estudantes e professores dos campi Leopoldina e Belo Horizonte pretende produzir 500 protetores. A produção do material em impressora 3D também está sendo feita pela comunidade do campus Divinópolis, que doará o material a instituições de saúde, Samu e Corpo de Bombeiros.

Outro item importante para barrar o contágio pelo coronavírus, o álcool em gel, também está sendo produzido pelo CEFET-MG. Em uma parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, o campus Divinópolis desenvolveu um componente mecânico que acelera a produção do álcool. A expectativa é que, com o auxílio desse dispositivo, a produção passe de 40 para 100 litros de álcool em gel por dia.

campus também está envolvido no projeto “Mutirão do Bem”, criado por professores e estudantes dos cursos de Produção de Moda e Design de Moda. A iniciativa envolve cerca de 60 voluntários e prevê a confecção de 23 mil máscaras de tecido apenas no mês de abril. As máscaras serão distribuídas em instituições de saúde, obras assistenciais, entre outras demandas que surgirem.

Auxílio

Além da confecção de materiais de proteção, iniciativas do CEFET-MG também buscam auxiliar as pessoas que mais necessitam neste momento. Em Belo Horizonte, o Departamento de Linguagem e Tecnologia está ajudando no preenchimento do cadastro das pessoas que têm o direito a receber o Auxílio Emergencial. A ação é voltada para pessoas que estão com dificuldade com relação ao preenchimento do formulário ou que não tenham acesso à internet.

Em Curvelo, o projeto de pesquisa e extensão Núcleo de Orientação para Sustentabilidade (NOS) arrecadou alimentos para famílias de baixa renda e vem criando conteúdo e compartilhando informações sobre a pandemia.

Todas as ações realizadas pelo CEFET-MG estão compiladas em um hotsite (www.cefetmg.br/coronavirus), e incluem ainda atividades culturais, discussões sobre saúde mental, alimentação e outros temas pertinentes ao período de isolamento social.

Fonte: Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG