MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Participe do GEDS – EPT!

Sexta-feira, 13 de agosto de 2021
Última modificação: Segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Sob coordenação da Profa. Dra. Luciana Aparecida Silva de Azeredo, este grupo de estudos, vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a partir do escopo teórico discursivo, na interface dos estudos arquegenealógicos de Foucault e outros autores (pós-)críticos, tem como proposta levantar, discutir e analisar questões relativas à emergência de subjetividades e identidades, às relações de poder e de saber, à ética e à estética da existência nos discursos que atravessam a educação brasileira, especificamente, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), discursos estes, advindos de diversas fontes, como o governo e a mídia, e pelos quais a EPT é constantemente (re)constituída.

Pretende-se problematizar, no discurso da/sobre a educação e em práticas educativas diversificadas, as emergências de (formas-) sujeitos e suas identidades como efeitos de sentido dos macrodiscursos da contemporaneidade, em um mundo globalizado e (pós-) pandêmico, ou seja, como as tramas macrodiscursivas afetam os microdiscursos das práticas educativas na EPT. Dentre os macrodiscursos, destacamos o neoliberalismo, as novas tecnologias e a inclusão social.

Os encontros acontecem quinzenalmente, às sextas, das 15:00 às 17:00, e todo semestre é proposto um cronograma com as leituras a serem realizadas e debatidas pelo grupo.

O primeiro encontro está previsto para 22/10/21. No momento, devido à pandemia, os encontros serão remotos.

Podem participar do grupo alunos regulares e especiais dos cursos de graduação e pós-graduação do Cefet-MG e de outras instituições.

Para informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: geds.ept.cefetmg@gmail.com

Os interessados também podem acompanhar novidades do grupo no site oficial – https://grupodeestudoscefetmg.webnode.com/ – ou no Instagram, acessando @geds.ept.cefetmg