MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professor do DELTEC e dois de seus alunos são premiados em concurso de redação

Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Última modificação: Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

O II Concurso de Redação realizado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) teve como tema “A importância da participação popular para o fortalecimento da democracia”

Os estudantes do CEFET-MG Pedro Tolentino e Gabriel Damasceno foram premiados, em 2º e 3º lugares respectivamente, com medalhas e certificados, na última quinta-feira (22/2), pela participação no II Concurso de Redação realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O tema do concurso foi “A importância da participação popular para o fortalecimento da democracia”. O Plenário premiou, além dos estudantes da Instituição, mais cinco alunos de escolas públicas e privadas de ensino médio e fundamental e também professores que atuaram na orientação dos alunos.

Os participantes foram selecionados pela comissão julgadora, a partir de critérios como originalidade e desenvolvimento do assunto, entre mais de 100 textos enviados. O tema escolhido, para Pedro, foi crucial no momento de tanta polarização política no Brasil. “Devemos sempre nos lembrar que somos todos uma nação e devemos visar melhorias para todo o povo, É essa a importância da participação popular na democracia”, reflete.

Para Gabriel, a premiação tem um significado ainda maior. “Acredito que essa premiação sendo direcionada a uma pessoa como eu, um garoto trans e periférico que vem de uma pequena escola municipal de Belo Horizonte, é uma forma de protesto e resistência. Nesse país, vemos apenas o mesmo perfil de pessoas discursando e obtendo destaque, pessoas, estas que representam uma parcela minúscula da sociedade. Ao meu ver, este pequeno passo é um avanço, mesmo que ínfimo, para a amenização do problema de falha estrutural na educação pública brasileira. Pois eu venho da parcela que está rodeada de estatísticas terríveis e luto para fugir delas, alcançar lugares de destaque, como esse, e construir um futuro melhor”, pontua Gabriel.

Professores de referência, que atuaram na orientação dos alunos, também receberam certificado e medalhas. Essa é a segunda vez que o professor Antônio Augusto Braico é premiado no concurso da CMBH. O professor abordou a relevância do tema do ponto de vista didático-pedagógico, destacando a motivação dos alunos. “O mérito é todo dos alunos; eles, de forma proativa, envolvida, interessada, se colocaram à disposição para produzir esses textos que foram premiados. É muito bom ter discentes assim, que se esforçam e se dedicam, valorizando a escrita. Ademais, os temas da esfera política, quais sejam, sempre estão presentes em nossas aulas. Procuramos sempre empreender o diálogo dos textos que fazem parte das mais diversas escolas literárias com o contemporâneo”, destaca Antônio.

Além dos certificados e medalhas, os vencedores terão suas redações incluídas em publicação literária digital, a ser lançada pela CMBH e disponibilizada para acesso público em seus canais de comunicação institucional. Os autores da redação detentora da melhor nota de cada categoria (Ensino fundamental e ensino médio) ainda receberam três livros da coleção “As grandes ideias de todos os tempos”, da Editora Globo.

Alunos premiados na categoria Ensino Fundamental II:

– Giovanna Heler de Oliveira, Colégio Magnum Agostiniano – 9º ano (1º lugar)
– Luísa Dias Freitas, Colégio Magnum Cidade Nova – 9º ano (2º lugar)
– Maria Fernanda Torres Borges, Colégio Pio XII – 7º ano (3º lugar)
– Marina Lourenço Coimbra, Escola Estadual Padre José Maria de Man – 9º ano (Menção Honrosa)

Alunos premiados na categoria Ensino Médio:

– Layssa Victória Barbalho Assunção Silva, Colégio Santa Dorotéia – 3º ano (1º lugar)
– Pedro Tolentino Pires Braga, CEFET-MG – 1º ano (2º lugar)
– Gabriel Alves Damasceno, CEFET-MG – 1º ano (3º lugar)

Além dos alunos, foram premiados os professores:

– Antônio Augusto Braico, CEFET-MG
– Juliana Gouvêa Ladeira, Colégio Pio XII
– Maria Clara, Colégio Magno