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CEFET-MG

Aula Aberta

Última modificação: Quarta-feira, 16 de junho de 2021

Aula Aberta é um projeto de extensão que nasceu em 2017, com a finalidade de oferecer aulas e palestras para qualquer pessoa que se interessasse pelo tema a ser debatido entre palestrantes convidados e público. Esses e essas palestrantes poderiam ser externos ou professores e professoras do próprio Cefet-MG, desde que eles/elas estivessem dispostos/as a abrir uma aula à comunidade. Nessa etapa, o embrionário Aula Aberta acontecia em salas de aula do prédio do campus I. Eram abertas inscrições, a atividade era executada e certificados eram emitidos.

À medida que o projeto foi crescendo e se firmando, inclusive como uma opção interessante de atividade complementar dos próprios alunos de Letras da instituição, passou-se a pensar na institucionalização dele, para que fosse reconhecido pela Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC-Cefet-MG). Dessa forma, seria possível obter bolsas, participar de editais, etc.

Em 29 de maio de 2019, pela Portaria 314/19, o Aula Aberta tornou-se oficialmente projeto de extensão. A partir daí ele só se consolidou, principalmente com a ajuda de estagiárias do curso de Letras, inicialmente voluntárias. Em 2019 e 2020, foi possível concorrer a editais e o projeto passou a contar com bolsistas dedicadas e com verbas para produção de livros distribuídos gratuitamente.

Com a pandemia da Covid-19, o Aula Aberta imediatamente passou a acontecer no Instagram da professora Ana Elisa Ribeiro, sua idealizadora e coordenadora. As bacharelandas Alícia Teodoro, Marsília de Cássia, Ângela Vasconcelos e Carolina Vasconcelos são responsáveis por toda a operação digital do projeto, incluindo divulgação e emissão de certificados. O ano de 2020 foi particularmente desafiador, mas o Aula Aberta se expandiu enormemente, ficando conhecido em território nacional.

Divulgação de algumas das lives realizadas no projeto Aula Aberta.

 

Não há dia fixo para as conversas. Elas dependem da agenda dos convidados e convidadas, que podem ser de qualquer parte do Brasil, neste formato digital. Depois de executadas as lives, o vídeo é baixado do Instagram e passado ao YouTube para que possa ser acessado por qualquer pessoa. Esses vídeos são editados pelas estagiárias, que também escrevem suas sinopses, pesquisam referências mencionadas pelo/pela entrevistado/a, entre outras atividades ligadas à edição e produção de textos. O canal do Aula Aberta é, então, um acervo das conversas ocorridas na rede social e continua sendo acessado por centenas de pessoas.

Uma das produções do projeto é o livro Tecnologias digitais e escola, que reúne pesquisadores e pesquisadoras brasileiros de peso em torno do tema do ensino remoto e outras questões que surgiram durante a pandemia. Essa obra foi uma parceria do projeto com a editora Parábola e pode ser baixada gratuitamente – clique aqui.

Acesse o canal do Aula Aberta no YouTube clicando aqui.

Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre o projeto: