MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

PLE

Última modificação: Segunda-feira, 5 de julho de 2021

O Programa de Português como Língua Estrangeira (PLE), uma parceria do Deltec com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Cefet-MG, tem como objetivo geral reunir e articular as diversas atividades no seu âmbito de atuação, ações estas iniciadas na instituição em 1997. Desse modo, configura-se como importante ação para a sociedade, ao ofertar associação com o ensino, pesquisa, extensão e políticas públicas; produção acadêmica e científica em PLE; valorização da transculturalidade; bem como a ampliação da Política Institucional de Internacionalização e da promoção e difusão da Língua Portuguesa e da Cultura Brasileira.

O PLE – Cefet-MG é coordenado por Luciana Azeredo (Deltec) e por Maria Cristina de Carvalho (SRI), tendo a participação de diversos(as) docentes do Deltec, entre os(as) quais, atualmente, estão as professoras Fernanda Dusse, Mariana Cestari e Patrícia Tanuri, assim como os professores Gláucio Fernandes e Guilherme Lentz, além de bolsistas e outros(as) docentes voluntários(as).

Para tanto, o Programa vem:

– Capacitando docentes para atuar com o ensino de PLE para fins específicos;

– Ofertando curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e cultura brasileira para migrantes (apátridas, refugiados, portadores de visto humanitário);

– Promovendo atividades didático-pedagógicas de forma lúdica para crianças migrantes;

– Garantindo a aplicação regular do exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras);

– Preparando estudantes estrangeiros candidatos ao Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) para prestar o exame Celpe-Bras;

– Ofertando cursos de PLE para discentes e docentes em mobilidade na Instituição;

– Oferecendo cursos intensivos de férias para público internacional;

– Promovendo eventos que permitam a integração das culturas brasileira e outras;

– Promovendo e participando de eventos técnico-científicos de internacionalização com foco em PLE;

– Gerando insumos para a produção de artigos científicos de relevância nacional e internacional na área de PLE.

Para mais informações sobre o PLE: clique aqui.

Português como Língua de Acolhimento (PLAc)

O PLAc é um projeto que visa ofertar cursos de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para migrantes (apátridas, refugiados, portadores de visto humanitário). Implementado em 2016/2, atendeu, até 2019/2, 398 alunos, destacando o potencial do Cefet-MG em promover a convivência, a aprendizagem e a transculturalidade. Os alunos têm acesso à Instituição e à comunidade acadêmica e convivem com a pluralidade e as diferenças culturais, étnicas e religiosas. Assim, o projeto contribui para a ampliação da competência internacional e intercultural do Cefet-MG ao promover uma ação comunitária com impacto direto na vida dos migrantes por ele atendidos e da comunidade interna. O curso é ofertado semestralmente, com turmas em diferentes níveis de ensino de Português (básico, intermediário e preparatório para o exame Celpe-Bras) e tem contribuído para o fortalecimento e reconhecimento do Cefet-MG como centro de formação e pesquisa na área Português como Língua de Acolhimento. Para mais informações sobre o PLAc: clique aqui.

PLAc-inho

O PLAc-inho, por sua vez, objetiva promover atividades didático-pedagógicas de forma lúdica para crianças migrantes, reforçando aspectos da Língua Portuguesa e da Cultura Brasileira. A criação do PLAc-inho surgiu da necessidade de atendimento dos filhos dos migrantes, alunos do PLAc, uma vez que os pais, por não terem onde deixar os filhos, acabavam desistindo de frequentar o curso. O PLAc-inho teve início em 2019/1, conta com a participação de pedagogos, assistentes sociais e outros voluntários e já atendeu cerca de 20 crianças. Devido à pandemia de Covid-19, esta atividade não está funcionando atualmente.

Capacitação Docente

Trata-se de uma ação que acontece regularmente desde o ano de 2013, voltada para quem atua ou pretende atuar com o ensino de PLE. Desde sua implementação, já foram oferecidos 14 cursos que visavam preparar professores para planejar e atuar em atividades de ensino de PLE e de Cultura Brasileira, resultando em mais de 210 pessoas capacitadas. Os cursos são propostos de acordo com as demandas da instituição e da sociedade, a partir de temáticas e modalidades em voga no ensino de PLE, e servem como campo para o desenvolvimento de pesquisas em nível de graduação, mestrado e doutorado. Há a oferta semestral regular de um curso de capacitação, com duração de 15 horas e com 15 vagas. A implementação da presente ação garante a continuidade da oferta de cursos semestrais de capacitação docente que atendam ao público interno e externo. Visa, também, atender a demandas de instituições parceiras quanto à capacitação de profissionais para atuar com PLE, caracterizando, assim, o Cefet-MG como Polo Formador de Docentes para o ensino de PLE.

Preparatório para o Celpe-Bras (Pré-PEC-G)

Visa preparar estudantes candidatos ao Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PECG) para prestar o exame Celpe-Bras. O PEC-G é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o MEC e consiste em oferecer a estudantes de países com os quais o Brasil possui acordos de cooperação científica, econômica e cultural a oportunidade de cursar a graduação em Instituições de Ensino brasileiras (IEs) parceiras, públicas ou privadas. Desde 2010, o Cefet-MG recebe alunos vinculados ao PEC-G. Um dos requisitos para ingressar no PEC-G é a comprovação da proficiência em Língua Portuguesa exclusivamente por meio do Celpe-Bras. A partir de 2017, por uma demanda do MEC, a Instituição oferece turmas do preparatório para o PEC-G, o denominado Curso Pré-PEC-G, cujo público-alvo são alunos advindos de países onde não há Posto Aplicador do exame. A Instituição oferta 15 vagas anuais e organiza o curso para o período de fevereiro a outubro, com aulas de segunda-feira a sexta-feira, seguindo os calendários da graduação do Cefet-MG e da aplicação do exame definido pelo Inep. O curso é estruturado em módulos de Português Básico, Produção Oral, Produção Escrita, Cultura e Sociedade e Atividades Interculturais. Desde o início do Pré-PEC-G no Cefet-MG, o número de aprovação no Celpe-Bras vem aumentando, sendo que, em 2019, 100% dos alunos alcançaram certificação.

Curso de língua e cultura para discentes e docentes em mobilidade

Visa ofertar cursos de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para discentes e docentes em mobilidade no Cefet-MG, oriundos de diversos países, vinculados a instituições parceiras com as quais a SRI mantém acordos de cooperação. Oferecidos desde a década de 1990, os cursos exploram aspectos da língua focados na comunicação cotidiana. Os cursos são organizados em três módulos (língua, cultura e produção textual) e têm carga horária média de 30 horas, acontecendo em diversas edições anuais condicionadas à demanda sem número mínimo de estudantes. Com o objetivo da inserção na comunidade acadêmica, os temas tratados são de natureza prática, como deslocamento na cidade, alimentação, comércio, entre outros, além do auxílio em atividades dentro dos campi, na obtenção de documentos, como a carteirinha estudantil, e apresentação das dependências do Cefet-MG (laboratórios, biblioteca, restaurante universitário, serviço médico e outras).

Curso intensivo de férias

Objetiva oferecer cursos intensivos de férias para o público internacional. A proposta busca destacar aspectos culturais e comportamentais brasileiros em relação às formas de utilização da Língua Portuguesa em atividades cotidianas. O curso é organizado em duas partes: (i) parte teórica para sistematização e uso da Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento das necessidades comunicativas imediatas do uso da língua, e (ii) parte prática com atividades interculturais, a fim de desenvolver a compreensão dos costumes e usos que perpassam a utilização da língua em situações comunicacionais diversas e refletir sobre aspectos socioculturais e identitários expressos em contextos comunicativos diversificados em sala de aula e fora dela. Conta ainda com atividades extraclasse que propiciam ao participante a aplicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, como oficinas, visitas a museus, cidades históricas, concertos e pontos turísticos da capital.

Eventos

Coordenada pela SRI, a ação objetiva organizar e receber eventos técnico-científicos e de internacionalização com foco em PLE. No decorrer dos últimos anos, destacam-se: a realização do Simpósio da Sociedade Internacional de Língua Portuguesa para Estrangeiros, em 2012; o Colóquio Internacional “A língua portuguesa, o multilinguismo e as novas tecnologias das línguas no século XXI”, em 2014; as Mostras de Trabalhos em PLE, em 2014, 2015 e 2018, que geraram dois livros organizados por servidores (docentes e técnicos administrativos) e discentes do Cefet-MG e totalmente financiados pela Instituição; e os Seminários I e II “Diálogos em Rede”, realizados em 2019 pelo Grupo de Estudos Migratórios: Acolhimento, Linguagens e Políticas (GEMALP). Destacam-se, ainda: o Encontro de Alunos Internacionais; Bate-Papo Plurilíngue; e eventos locais, periódicos, abertos à comunidade externa, que mobilizam estudantes de diversas nacionalidades em atividades que envolvem toda a comunidade Cefetiana.

Certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras)

Pretende garantir a continuidade da aplicação regular do exame Celpe-Bras, que ocorre desde 2015, quando o Cefet-MG foi credenciado como Posto Aplicador pelo Inep, órgão responsável pela administração do exame. O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em Português como língua estrangeira, sendo aplicado semestralmente no Brasil e no exterior, com apoio do MEC e em parceria com o MRE. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua. O Cefet-MG é a única instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica credenciada para aplicar o Celpe-Bras e, desde 2015, participa de todas as edições, sob a coordenação da SRI, tendo atendido, até 2019, cerca de 500 candidatos. Os membros do INFORTEC têm grande experiência na elaboração, aplicação e avaliação do Celpe-Bras desde a sua concepção, em 1998, e na formação da equipe que atua na aplicação do exame na Instituição, o que garante a qualidade da atuação do Cefet-MG nesta atividade.

Aulas de conversação em Língua Portuguesa

Estas aulas consistem em uma das ações de extensão que tiveram início em 2020, incorporadas pelo PLE, e, portanto, se inserem no contexto da internacionalização do Cefet-MG. As aulas são abertas ao público em geral, mas têm como um público-alvo mais específico alunos do Cefet-MG dos cursos de PLAc e do Pré-PEC-G.

Esses encontros de bate-papo em Língua Portuguesa têm como objetivo oferecer aos estudantes estrangeiros uma oportunidade de colocarem em prática a língua-alvo por meio de uma conversa informal sobre um tópico-gerador. Inicialmente, esses encontros virtuais eram planejados e ministrados por um bolsista engajado no Programa, sob orientação das professoras Patrícia Tanuri e Fernanda Dusse. Posteriormente, adotou-se a prática de proporcionar uma discussão mais ampla sobre temas sugeridos pelos próprios estudantes a partir do diálogo com diferentes convidados que tratassem de questões de âmbitos diversificados, que perpassem questões sensíveis ao migrante no Brasil (como: o SUS; a assistência para violência doméstica e familiar; o direito das mulheres; o processo de integração de refugiados e solicitantes de refúgio no Brasil; o Direito do Trabalho e até mesmo a poesia em língua portuguesa como acolhimento).

Assista aos vídeos e saiba mais sobre o Programa: